Agora que o funcionamento do obturador já está percebido, passemos ao diafragma.
O que é, então, o diafragma?
É um dispositivo constituído por lâminas que se localiza na objectiva e regula a quantidade de luz que passa para o filme ou sensor abrindo ou fechando. Quanto mais aberto estiver o diafragma, mais luz entra...e quanto mais fechado, menos luz. É assim tão simples.
A abertura do diafragma aparece sempre associada a um número - o número f - que é tanto maior quanto menor for a abertura do diafragma (f/16 é uma abertura menor que f/4).
Existe uma escala universal conhecida como a escala de f-stops que nos permite entender de forma fácil as aberturas:
f/1 - f/1.4 - f/2 - f/2.8 - f/4 - f/5.6 - f/8 - f/11 - f/16 - f/22 - f/32 etc
Cada um destes valores tem uma diferença de um f-stop para o anterior e para o seguinte (f/5.6 é um f-stop mais aberto que f/8 e f/11 é um f-stop mais fechado que f/8).
Na prática isto quer dizer que, se eu estiver a fotografar um cenário com luz constante a f/5.6 e a 1/250s e abrir o diafragma para f/4 (mantendo a velocidade de obturação em 1/250s!) vou ter o dobro da luz. Se fechar para f/8 vou ter metade da luz.
Da mesma forma que se baixar a velocidade de obturação para 1/125, mantendo o diafragma em f/5.6 tenho também o dobro da luz. Ou se aumentar a velocidade para 1/500s...bem, vocês perceberam a ideia.
Então: abrir um f-stop duplica a quantidade de luz que vamos captar e fechar um f-stop diminui a quantidade de luz que captamos para metade. Fácil.
Ok, e se eu não quiser diminuir a luz para exactamente metade?
...É aqui que entra a escala de stops com diferença de 1/2 stop ou 1/3 de stop.
Escala em intervalos de 1/2 stop:
f/1 - f/1.2 - f/1.4 - f/1.7 - f/2 - f/2.4 - f/2.8 - f/3.3 - f/4 - f/4.8 - f/5.6 - f/6.7 - f/8 - f/9.5 - f/11 - f/13 - f/16 - f/19 - f/22 etc
Escala em intervalos de 1/3 de stop:
f/1 - f/1.1 - f/1.2 - f/1.4 - f/1.6 - f/1.8 - f/2 - f/2.2 - f/2.5 - f/2.8 - f/3.2 - f/3.5 - f/4 - f/4.5 - f/5.0 - f/5.6 - f/6.3 - f/7.1 - f/8 - f/9 - f/10 - f/11 - f/13 - f/14 - f/16 - f/18 - f/20 - f/22 etc
...É aqui que entra a escala de stops com diferença de 1/2 stop ou 1/3 de stop.
Escala em intervalos de 1/2 stop:
f/1 - f/1.2 - f/1.4 - f/1.7 - f/2 - f/2.4 - f/2.8 - f/3.3 - f/4 - f/4.8 - f/5.6 - f/6.7 - f/8 - f/9.5 - f/11 - f/13 - f/16 - f/19 - f/22 etc
Escala em intervalos de 1/3 de stop:
f/1 - f/1.1 - f/1.2 - f/1.4 - f/1.6 - f/1.8 - f/2 - f/2.2 - f/2.5 - f/2.8 - f/3.2 - f/3.5 - f/4 - f/4.5 - f/5.0 - f/5.6 - f/6.3 - f/7.1 - f/8 - f/9 - f/10 - f/11 - f/13 - f/14 - f/16 - f/18 - f/20 - f/22 etc
As dSLR actuais vêm geralmente programadas para alterar os valores da abertura do diafragma em intervalos de 1/3, o que significa que vão utilizar esta última escala, a não ser que modifiquem as opções da máquina e passem a trabalhar em intervalos de 1/2 stop. Sendo assim, cada 'clique' no botão selector corresponde a 1/3 de stop e 3 'cliques' correspondem a um stop.
A abertura do diafragma também tem influências na qualidade da imagem e na profundidade de campo. As objectivas são geralmente mais nítidas quando fechadas 2 ou 3 stops em relação à abertura máxima (normalmente entre f/8 e f/11), sendo que cada caso é um caso. Existem por essa Internet fora muitas reviews de objectivas, mas a melhor forma de descobrirem a abertura óptima das vossas objectivas é testarem-nas vocês mesmos.
Sobre a profundidade de campo, falaremos mais tarde. Mas já agora, experimentem também e tirem as vossas conclusões.
Dúvidas? Deixem-nas nos comentários.
f/1.4..... hihihihihi
ResponderEliminarEstá bastante claro, mesmo para quem não está familiarizado com o tema! Acho que dás um bom professor! ;)
Ena, muito obrigado :D
ResponderEliminarEu acho que até gostava, um dia...