18/10/10

Técnica fotográfica: O obturador

Se é um curioso da fotografia, provavelmente já se perguntou o que significam aqueles números e letras que aparecem nas propriedades das fotografias, bem como uma vasta quantidade de conceitos cujas explicações parecem ainda mais complicadas que os nomes. À primeira vista tudo isto pode parecer confuso, mas acaba por ser bastante simples de entender, como vão certamente perceber ao longo deste texto.


 

Começando pelo início: fotografar consiste em captar luz. Tudo o que o sensor ou filme da nossa máquina fotográfica capta é luz. Ponto final.
Dito isto, é importante conhecer os mecanismos que controlam a quantidade de luz que passa para o sensor da câmara. Eles são dois: o obturador e o diafragma, sendo que há um terceiro - o ISO - que controla a sensibilidade da câmara à luz.

Hoje vamos falar do primeiro:

Obturador - é um dispositivo mecânico semelhante a uma cortina que se encontra à frente do sensor das câmaras digitais e que abre e fecha, controlando assim o tempo que o sensor está exposto à luz. Quanto mais tempo o obturador estiver aberto, mais luz o sensor recebe. Com o obturador fechado, não passa luz para o sensor. Fácil, certo?
O tempo em que o obturador se encontra aberto denomina-se frequentemente por tempo de exposição ou velocidade de obturação.

As câmaras digitais actuais permitem variar o tempo de exposição entre cerca de 30 segundos e 1/4000 segundos (ou 1/8000 nos modelos mais avançados) e têm ainda uma opção - o bulb - em que o obturador fica aberto durante o tempo em que quisermos, bastando para isso ter o botão pressionado.

Os valores mais comuns são (em segundos):
1/8000
1/4000
1/2000
1/1000
1/500
1/250
1/125
1/60
1/30
1/15
1/8
1/4
1/2
1

Mas de que forma é que a quantidade de luz varia conforme o tempo de exposição?
Simples: O dobro do tempo corresponde ao dobro da luz a atingir o sensor.
O tempo de 1 segundo corresponde ao dobro da luz que teríamos com 1/2 segundo;
1/125s corresponde ao dobro de 1/250s; 1/500s ao dobro de 1/1000s...e por aí fora.


O tempo de exposição, além de influenciar a quantidade de luz que passa para o sensor, tem também influência no resultado de fotografias de objectos em movimento. Mas vai haver um post dedicado a esse assunto em breve.

Sem comentários:

Enviar um comentário