Mostrar mensagens com a etiqueta exposição. Mostrar todas as mensagens
Mostrar mensagens com a etiqueta exposição. Mostrar todas as mensagens

13/11/10

Técnica fotográfica: O ISO

Depois de entender a relação diafragma/obturador, é altura de introduzir a terceira variável que influencia a exposição: o ISO.

A wikipedia tem um artigo bastante complexo sobre este assunto que pode e deve ser consultado pelos interessados.

No entanto, acho que é necessário fazer uma abordagem mais simples e directa, que permita aos iniciados entender quais as implicâncias desta terceira variável.


25/10/10

Técnica fotográfica: O diafragma

Agora que o funcionamento do obturador já está percebido, passemos ao diafragma.

O que é, então, o diafragma?
É um dispositivo constituído por lâminas que se localiza na objectiva e regula a quantidade de luz que passa para o filme ou sensor abrindo ou fechando. Quanto mais aberto estiver o diafragma, mais luz entra...e quanto mais fechado, menos luz. É assim tão simples.

Falta-nos então quantificar as aberturas e de que forma elas influenciam a luz.


18/10/10

Técnica fotográfica: O obturador

Se é um curioso da fotografia, provavelmente já se perguntou o que significam aqueles números e letras que aparecem nas propriedades das fotografias, bem como uma vasta quantidade de conceitos cujas explicações parecem ainda mais complicadas que os nomes. À primeira vista tudo isto pode parecer confuso, mas acaba por ser bastante simples de entender, como vão certamente perceber ao longo deste texto.