25/10/10

Técnica fotográfica: O diafragma

Agora que o funcionamento do obturador já está percebido, passemos ao diafragma.

O que é, então, o diafragma?
É um dispositivo constituído por lâminas que se localiza na objectiva e regula a quantidade de luz que passa para o filme ou sensor abrindo ou fechando. Quanto mais aberto estiver o diafragma, mais luz entra...e quanto mais fechado, menos luz. É assim tão simples.

Falta-nos então quantificar as aberturas e de que forma elas influenciam a luz.


18/10/10

Técnica fotográfica: O obturador

Se é um curioso da fotografia, provavelmente já se perguntou o que significam aqueles números e letras que aparecem nas propriedades das fotografias, bem como uma vasta quantidade de conceitos cujas explicações parecem ainda mais complicadas que os nomes. À primeira vista tudo isto pode parecer confuso, mas acaba por ser bastante simples de entender, como vão certamente perceber ao longo deste texto.


09/10/10

Aprender a ver: A regra dos terços

Antes de entrar nas questões puramente técnicas, acho importante abordar um outro tema: a composição.

Há imagens que parecem fazer mais sentido que outras, quando olhamos para elas. Isto não acontece por acaso nem fruto de um acontecimento absurdo e inexplicável; deve-se à forma como a imagem foi enquadrada. É importante não ter coisas a mais que nos distraiam do assunto principal, nem coisas a menos ao ponto de a imagem parecer desprovida de conteúdo. Numa fotografia (ou pintura, ou qualquer outro tipo de imagem) com uma composição cuidada, todos os elementos contribuem de alguma forma para o impacto da imagem final.


06/10/10

Mitos

Achei interessante começar por falar de alguns mitos que aparecem associados à fotografia. É que há muitos e nunca é demais alertar para os mais importantes.


Mais que carregar num botão

Ao contrário do que muitos possam pensar, fotografar envolve muito mais do que um clique no obturador da máquina fotográfica. É um processo complexo, que começa muito antes de se colocar sequer o olho atrás do visor da câmara e termina muito depois de se premir o botão que acciona o obturador. Envolve muitas variáveis e leva anos a ser aperfeiçoado, pelo que implica uma constante aprendizagem.